domingo, 18 de setembro de 2011

NOSSA PROPOSTA


História – O que está acontecendo agora?

Nessa nova “fase” do curso de História do Primeiro Ano do Ensino Médio o Blog Apologia da História é um convite a leitura do momento que vivemos. Muitos se questionam qual seria o papel da História na sociedade uma vez que o passado seria um amplo universo sem condições de reconstituir. O livro Apologia da História ou o Ofício do Historiador do francês Marc Bloch é uma leitura provocante para jovens de diversas idades que desejem compreender os fatos históricos de uma forma crítica. O exercício da dúvida é um método que estimula o desenvolvimento de uma opinião livre do senso comum que muitos instrumentos de comunicação buscam veicular.
A História deve problematizar a sociedade em que vivemos. Ela é uma forma da humanidade viver e ter opinião sobre o momento atual. Então, qual seria o papel do passado? Ele é “mutável”, pois sempre é reinterpretado para explicar ações e posturas adotadas em nosso dia a dia. O que está acontecendo agora? É a pergunta que deve motivar um curioso do passado. Olhamos o passado com “lentes” dos dias atuais, portanto tendemos a fazer comparações que ilustram nossas observações.
Não é um exercício simples, pois não desejavam esse caminho para a História na passagem do século XIX para o XX. Ela nasceu para defender os interesses das grandes personagens da política. Ela nasceu para fazer a narração dos vencedores. Contudo, aos poucos, alguns descontentes passaram a fazer da História um campo de competição de opiniões diversificadas e surgem os rostos dos pobres. Os vencidos podem ser observados nas narrativas da História Crítica para contribuir na participação de todos no que chamamos de democratização da sociedade.
Os textos abordados nas próximas postagens pretendem estimular uma leitura sobre a América no contexto do capitalismo. Somos americanos, mas não nos acostumamos com essa definição. Essa identidade “indigesta” para alguns militantes dos movimentos sociais foi formada ao longo da nossa incorporação ao processo de formação do capitalismo através da colonização. A chegada das caravelas de Cristóvão Colombo ao que foi chamado de Novo Mundo no século XV impôs uma nova correlação na divisão internacional do trabalho no mundo. Nos dias atuais, a instabilidade econômica da União Européia traz de volta o interesse desse momento, pois os Estados Nacionais europeus foram a antigas metrópoles de cinco séculos atrás. Ironia do mundo capitalista é testemunharmos hoje que do Oriente, o qual foi desejado como fonte de especiarias da Europa, pode vir a ajuda financeira sob novas condições para o desenvolvimento do capitalismo. Enquanto isso, estamos aqui na Zona Oeste carioca e não estamos distantes desse mundo o que aumenta nossa responsabilidade com as mudanças democráticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário